INFORMAÇÕES:

O que é acomodação Olfativa?

    Acomodação olfativa como o próprio nome indica, significa que o olfato está acomodado. Longe de ser algum tipo de doença, é um recurso de nosso corpo para nos ajudar em determinadas circunstâncias. É o recurso de acomodar o olfato, em relação a um cheiro contínuo. Desta forma ele prevene uma série de consequencias desagradáveis, como dor de cabeça, enjoos e nausias.

O que fazer para evitar?

    No caso de usuários de perfumes a acomodação olfativa surge quando usamos sempre o mesmo perfume. O olfato fica acomodado em relação ao perfume específico e talvez o usuário não perceba mais o cheiro como antes. No entanto o cheiro do perfume está presente em seu corpo, e a evidência disso está na percepção que outras pessoas tem ao seu perfume.

    Você pode evitar ter acomodação olfativa por utilizar mais de um tipo de perfume, e alternar a utilização dos mesmos. Muitas pessoas utilizam um tipo de perfume para o dia e outro para noite. Durante o dia o clima é mais quente o que favorece a utilização de perfumes marcantes. Durante a noite o clima é mais fresco o que favorece a utilização de perfumes menos marcantes. Se você alternar a utilização de vários perfumes, terá sempre uma percepção aguçada em relação a sua fragrância. Solicite ao seu revendedor uma demonstração de várias fragrâncias, e tenha sempre uma percepção olfativa bem aguçada.

Do que depende a Fixação de um perfume?

    A fixação de um perfume não depende apenas de um fator, mas sim da combinação de vários fatores. Os principais são eles: O tipo da fragrância; a masseração; o tipo de pele do usuário e a temperatura ambiente;

Fragrância.

    Alguns perfumes trazem em sua composição matérias primas mais voláteis, e assim evaporam mais rápido. Não se trata de o perfume ter ou não qualidade. É uma carcterística da fórmula de determinados perfumes. Uma mesma grife de perfumes pode ter perfumes que fixam mais que outros. Perfumes suaves contém matérias primas menos intensas, e assim tendem a fixar menos na pele. Perfumes marcantes costumam possuir em sua formulação matérias primas bastante intensas, e assim fixam por mais tempo.

 Masseração.

    Masseração é um processo onde o perfume após ser fabricado permanece em repouso por um determinado período de tempo. Normalmente o período de masseração utilizado pela maioria das indústrias é de 30 dias. No entanto quanto maior o período de masseração, maior será a fixação deste perfume. Visto que os perfumes continuam masserando após o envase, mesmo dentro da embalagem, não é apropriado comparar imediatamente a fixação de um perfume que você levou 1 ano para gastar, com o mesmo perfume recém-fabricado. Neste caso alguns usuários com o olfato bem apurado, podem verificar alguma diferença na fixação no primeiro momento.

Tipo de pele.

    Após ser aplicado na pele, o perfume interage com diversos compomentes de nossa pele. Algumas fragrâncias tem pequena variação de odor de acordo com o tipo de pele do usuário. Perfumes aplicados em pessoas com pele negra, tendem a fixar mais por causa da melanina existente neste tipo de pele. Perfumes aplicados em pessoas com pele oleosa tendem a fixar menos. Também os perfumes fixam menos tempo em pessoas que transpiram muito, pois os mesmos evaporam mais rápido.

Temperatura ambiente.

    A temperatua ambiente é outro fator decisivo. Obviamente os perfumes evaporam. Assim quando o clima está muito quente os perfumes fixam menos tempo. Quando o clima está fresco os perfumes fixam mais tempo. O mesmo princípio se aplica a pessoas em dias agitados que necessitam transitar de um lado para outro ou caminhar muito. E usuários passam o dia inteiro em um ambiente com ar condicionado terão um resultado de fixação maior do que se estiver trabalhando na rua.